quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pensamentos!!




Alegria de uns... tristeza de outros!

Ontem, ao ouvir o relato do jogo de Portugal - Espanha do Mundial de Futebol 2010, foram estas as palavras que me marcaram vindas do narrador de rádio que já no final do mesmo disse:

 "- E Eduardo chora compulsivamente sentado no chão..."

Acrescento:

...porque acreditou!!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

ZOOM








Num destes fins-de-semana, em que o sol aqueceu o suficiente para deixar a "marca" da Tshirt gravada na pele (mudança de cor), os Campos Elíseos encheram-se, desta vez não de automóveis e afins, mas de caminhantes que tiveram o prazer de ver a tão afamada avenida cheia de vegetação... e podem crer que foram milhões os visitantes!
De pequenos jardins de flores, um batatal, árvores tropicais, etc, etc, etc...
Para aquela gente da cidade que pensa que os morangos são colhidos com a ajuda dum escadote, o que é possível, estes dias reflectiram-se à mostra de... Bem, com o calor que estava, até deu para beber uns copos dum bom vinho duma qualquer região de França.    























... e quando a noite caiu encontrei-a no caminho de casa, guardada por qualquer aracnídeo:









sexta-feira, 4 de junho de 2010

Coisas!! Os olhos desconhecidos.




Sharbat Gula diz-vos algo?
A Menina Afegã, com certeza que já ouviram falar! Também não?
Mas se vos disser que tinha 12 anos de idade quando foi fotografada por Steve McCurry, no Paquistão num campo de refugiados em 1984, num país em que era proibido as mulheres retirarem a burca e que resolveu por instantes por a descoberto o verde carregado dos seus olhos, também com certeza que não vos dirá nada.
E se acrescentar ainda que se tornou num símbolo do conflito entre afegãos e de refugiados de todo o mundo?
A queda dos Taliban deu-se em 2001. McCurry já tinha feito várias tentativas para localizar Sharbat na década de 1990, mas sem sucesso.
Mais tarde, em 2002 e sabendo que o campo de refugiados estava para fechar, uma equipa da National Geographic viajou para o Afeganistão na tentativa, de mais uma vez, encontrar a menina dos olhos verdes.
Aos poucos refugiados que ainda viviam no campo, perguntou se conheciam Gula, um deles disse que conhecia o irmão dela e rapidamente conseguiram pistas da sua localização.
Foi então que numa região remota do Afeganistão se depararam com uma mulher de 30 anos de idade, de olhos verdes, casada, teve quatro filhas tendo falecido uma ainda bebé.
Ela lembrava-se perfeitamente de ter sido fotografada por McCurry, nunca a tinham fotografado antes ou depois.

Sharbat não tinha a menor ideia do impacto que a sua imagem (foto) teve no mundo ocidental.
Voltou a ser história numa edição de Abril de 2002 e foi o tema principal de um documentário de televisão em Março do mesmo ano.
Em seu reconhecimento, a National Geographic criou um fundo de caridade para beneficiar as mulheres afegãs.


Talvez esta foto vos diga algo.










Seguidores